Pesquisa
Filters
Fechar

Leitores de códigos de barras: Quais as Diferenças?

você sabe quais são as diferenças entre as tecnologias disponíveis? 

Leitores de códigos de barras são produtos versáteis, com ótimo custo-benefício e que já têm sido amplamente utilizados em operações como cadastro de produtos, pagamento e recebimento de contas, expedição de produtos e cargas, gestão de estoques, consulta a preços, leitura de passagens aéreas e rodoviárias, personal shoppers e self-checkouts, garantindo agilidade no atendimento e minimizando erros de digitação.

A escolha do tipo de leitor de código de barras faz toda a diferença, tanto para quem está operando o dispositivo quanto para o cliente que está aguardando por atendimento.

Existem diversos tipos de códigos de barras para diferentes tipos de uso e ambientes. Por outro lado, sabemos que o nosso cliente deseja proporcionar à sua equipe um dispositivo que seja fácil de usar, ergonômico e que também tenha um bom custo-benefício e durabilidade, proporcionando agilidade e assertividade no atendimento.

E como escolher entre tantos modelos disponíveis no mercado?

A seguir, vamos explicar rapidamente quais são as principais tecnologias disponíveis no mercado, assim como aplicações de cada uma delas.

 

Tecnologia CCD

CCD é a sigla para a expressão em inglês Charged Coupled Device que, em português, significa Dispositivo de Carga Acoplada.

Esse tipo de tecnologia possui um custo mais baixo, porém tem um desempenho inferior a outras tecnologias já disponíveis no mercado, como Laser e Linear Imager — que abordaremos a seguir.

E o que isso significa?

Ao utilizarmos um leitor de código de barras com tecnologia CCD é preciso aproximar bastante o equipamento do código a ser lido. Além disso, essa tecnologia não tem boa performance em embalagens molhadas ou curvadas, por isso, a usabilidade em mercados e bares, por exemplo, é limitada.

Entretanto, realiza ótima leitura em códigos 1D, mesmo em materiais com embalagens reflexivas — como bombons — em ambientes de alta luminosidade ou ainda em monitores, tablets e celulares.

Por conta disso, são indicados para locais de baixo movimento e que não tenham horários de pico, como farmácias menores, lojas de vestuário, escritórios e restaurantes, por exemplo.

 

Tecnologia Laser

É uma tecnologia bastante popular e com um melhor desempenho em comparação à CCD, pois tem uma área de alcance maior e conta com uma capacidade de leitura superior.

Leitores de código de barras Laser são bastante indicados para leitura de códigos rasurados, úmidos, congelados ou curvados — como latas e potes de sorvetes, por exemplo.

São amplamente utilizados em mercados e supermercados, farmácias, operações industriais e logísticas, entre outros.

 

 

 

Tecnologia Linear Imager

A Linear Imager é a mais avançada tecnologia de decodificação do mercado, baseada na CCD, porém com um desempenho superior, já que opera a uma distância maior do código de barras a ser lido e é capaz de ler superfícies mais irregulares. Além disso, os componentes eletrônicos são bem mais robustos e resistentes: melhor desempenho e durabilidade.

Alguns diferenciais da tecnologia Linear Imager com relação ao Laser, por exemplo, são a capacidade de reconhecimento de códigos 2D (como QRCode) — cuja utilização por diversos segmentos vem crescendo de maneira exponencial — e também a melhor performance na leitura de códigos menores.

Fique atento! Antes de realizar uma indicação de tecnologia e modelo, é preciso entender as particularidades de cada estabelecimento e o tipo de código a ser lido.

Esses passos são fundamentais para garantir a satisfação do cliente, de modo que o produto escolhido efetivamente atenda à sua necessidade.

 

Deixe seu comentário.